domingo, 22 de janeiro de 2012

Massacre no Pinheirinho

Na manhã de hoje a Polícia Militar e a Tropa de Choque invadiram a comunidade Pinheirinho, localizada próximo ao bairro do Campo dos Alemães, em São José dos Campos, com a itenção de realizar a reintegração de posse da área ocupada há 8 anos, onde vivem cerca de 10 mil pessoas. A reintegração iria acontecer na terça-feira da semana passada, mas foi suspensa por uma ação da Justiça Federal.
Na quarta-feira, numa reunião no Fórum entre o senador Eduardo Suplicy, o advogado da empresa Selecta (dona das terras) e deputados estadual e federal, a reintegração foi suspensa por 15 dias.
Descuprindo a ordem judicial, a polícia chegou hoje, por volta das 6h para cumprir a reintegração. Os moradores se recusaram a sair de suas casas e a polícia atacou com balas de borracha e gás lacrimogêno.

O juiz de plantão Samuel de Castro da Justiça Federal, a mando do Tribunal Regional Federal assinou uma ordem pedindo a suspensão da ação policial, que foi descumprida pela polícia.

Logo pela manhã o sinal de celular dentro do bairro foi cortado, assim como a internet e telefones locais, e as pessoas impedidas de sair de suas casa. Os moradores que ficaram fora do bairro migraram para o Sindicato dos Metalurgicos, que também foi sitiado pelos policiais, impedindo a chegada das pessoas.

Na medida em que a polícia foi avançando, os moradores se defendiam atirando pedras. A polícia endureceu a ofensiva, dessa vez atirando com armas letais. Os moradores do bairro ao lado, Campo dos Alemães, reagiram em solidariedade aos moradores do Pinheirinho e a polícia entrou no bairro, também agredindo os moradores. Os principais lideres estão detidos e já se tem noticia de 7 mortos, dentre eles uma grávida e uma criança de 3 anos.

No final da tarde manifestantes ocuparam faixas da av. Paulista, em São Paulo, protestando contra a ação da polícia e pedindo o fim da reintegração.




Fotos do bairro do Pinheirinho e seus moradores: http://twitpic.com/photos/CarlosLatuff



Charges: Carlos Latuff




Nenhum comentário:

Postar um comentário