sábado, 20 de novembro de 2010

Manifestação de Estudantes da Unicamp

Cerca de 150 alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizaram na tarde desta quinta-feira (18/11) um ato contra a proibição de festas e a presença da Polícia Militar (PM) no campus. Com faixas, cartazes e entoando hinos de protesto, eles saíram da frente do refeitório do Ciclo Básico, percorreram algumas ruas de Barão Geraldo e foram até o prédio da reitoria. A PM foi chamada para controlar o trânsito.
De acordo com os manifestantes, que não se identificaram com medo de represálias, o objetivo principal do ato é, além de sugerir a proibição da entrada da PM no campus, mostrar que eles estão descontentes com algumas ações de moradores da Cidade Universitária e da própria instituição, mas dispostos a dialogar para resolver a situação.
Entre as ações citadas estão a liminar que proibiu a realização do Ifchstock Cinco, festival de bandas independentes do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, e a suposta perseguição da universidade contra alunos que seriam os responsáveis por festas dentro do campus.
Para Carolina, aluna da Faculdade de Ciências Sociais, a Unicamp nos últimos anos tem restringido a liberdade de expressão e a vivência universitária. “Não queremos que tudo seja permitido, mas queremos que a universidade abra uma canal de diálogo com os alunos para discutir como devem ser as festas dentro da universidade”, afirmou. Segundo ela, a deliberação votada no final de 2009 — que regulamentou a organização de festas dentro do campus — teve uma participação minoritária dos alunos e não contemplou os interesses da classe estudantil.
Já Lucas, aluno da Faculdade de História, apontou a volta das sindicâncias — ações que visam responsabilizar e punir internamente envolvidos em ações que ferem o estatuto da universidade — como a principal bandeira do ato.
A Unicamp, por meio de nota, informou que as normas estabelecidas na deliberação aprovada em 2009 têm caráter regulamentar e não repressivo. A universidade afirmou ainda que o objetivo das normas é garantir que os eventos culturais ocorram de maneira responsável, evitando ocorrências trágicas como a registrada em setembro de 2002, quando um estudante morreu no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, após ser baleado durante um show.


PM no Campus
Em frente ao prédio da reitoria, os manifestantes entoaram gritos contra a PM presente no local com três viaturas e cerca de oito homens. “Não entendo porque de uns anos para cá a polícia tem entrado no campus frequentemente, nunca foi assim”, disse um estudante da Faculdade de Química.
O Major da PM Marci Elber disse que os policiais só se deslocam até a universidade com o intuito de restabelecer e preservar a ordem.
A Unicamp, via assessoria de imprensa, afirmou que o campus é aberto e público, portanto qualquer pessoa pode entrar e sair da universidade a qualquer momento.

Notícia retirada de: http://cosmo.uol.com.br/noticia/68214/2010-11-18/alunos-fazem-protesto-para-barrar-pm-na-unicamp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário